quarta-feira, 19 de maio de 2010

SAÚDE

No preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece-se que “gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político, de condição econômica ou social”, bem como que “os Governos têm responsabilidade pela saúde dos seus povos, a qual só pode ser assumida pelo estabelecimento de medidas sanitárias e sociais adequadas”. No mesmo, a saúde é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
Uma definição muito bem aceita e pouca colocada em pratica, pois para que o tratamento não seja considerado paliativo é indispensável que aja uma visão integral, isso infelizmente não acontece. Por este motivo a medicina atual em seu auge de tecnologia não é totalmente satisfatória.
A divisão do ser humano em partes ajudou na evolução cientifica, mas não é suficiente, por esse motivo existe a necessidade do resgate e agregação de uma medicina adormecida após o reducionismo mecanicista de René Descartes. A medicina natural amplia o conceito das partes para um ser holístico, referindo-se ao emocional, psíquico, energético, físico e sua relação com o meio em que vive.

Terapias Naturais

Atualmente o conhecimento antigo das terapias naturais está ressurgindo e muito se escuta falar sobre florias de Bach, cromoterapia, acupuntura, reflexologia e outras, mas o conceito sobre elas para a maioria da população é vago. Aqui neste blog vamos tentar expandir um pouco mais sobre essa sabedoria holística, que é tão vasta.

Naturologia Aplicada

A naturologia aplicada é uma graduação que capacita o profissional naturólogo atuar com sabedoria e responsabilidade no cuidado da saúde com as práticas naturais. Proporcionando uma vasta busca do ser, tendo como foco sua totalidade.