Em meados do século 30 a terapia floral foi criada e desenvolvida pelo médico Inglês Edward Bach. Sua historia de vida realmente considero surpreendente, aqui apresento um resumo biográfico.
Edward Bach considerava os métodos de tratamento da época muito agressivos e com poucos resultados efetivos, e concluiu que se quisesse fazer algo para mudar tal situação, seria necessário conhecê-los primeiro. Resolveu então estudar medicina.
Formou-se medico em Londres, em 1912. Optou pela cirurgia, sendo chefe do Pronto Socorro do University College Hospital. Logo abriu seu consultório, na renomada Harley Street.
Insatisfeito com os resultados paliativos que encontrava nas cirurgias resolveu dedicar-se a Imunologia e Bacteriologia, no próprio hospital. Descobriu em seus estudos diversas vacinas injetáveis que foram de grande valia na época, obtendo êxito e notoriedade com seus tratamentos.
Em julho de 1917, o Dr Bach teve uma hemorragia digestiva severa, sendo operado de emergência. Depois da cirurgia, ele soube que viveria apenas três meses. Decidiu então dedicar todo seu tempo que lhe restava de vida aos estudos das vacinas, mas notou que quanto mais estudava, mais sua saúde retornava.
Em 1918 ele trocou de hospital, começando a trabalhar no Hospital Homeopático de Londres, onde conheceu a filosofia de Samuel Hahnemann, identificando-se profundamente com ela, tornando-se então homeopata. Neste mesmo ano abriu seu próprio laboratório. Passou a usar os princípios da homeopatia em suas vacinas, com ótimos resultados, abandonando as injeções.
Apesar de sua notoriedade mundial, nessa época o Dr. Bach ainda procurava um sistema de saúde que fosse obtido da natureza e que fosse completo.
Sua intuição lhe dizia que a natureza teria a resposta que tanto buscava. Foi quando, em um jantar comemorativo, observou que a humanidade é dividida em diferentes tipos de comportamento, e num momento de maior inspiração percebeu que as pessoas de um mesmo tipo não teriam obrigatoriamente as mesmas doenças, mas reagiriam da mesma forma a qualquer doença que tivessem. Descobria, assim, a base de sua teoria, que a experiência viria a comprovar pouco a pouco.
Seguindo um forte impulso, foi para Gales, em setembro de 1928, voltando com as duas primeiras flores do seu sistema: Impatiens e Mimulos. Usou-as com grande êxito. Logo depois encontrou Clematis, e tão grande foi o resultado do uso destas flores com seus pacientes que abandonou as vacinas, permanecendo apenas com elas.
Em março de 1930, abandonou seu trabalho em Londres e continuou sua pesquisa com os Florais. Até 1936 tinha descoberto 38 florais encerrando assim seu sistema de cura com a certeza de que ele estava completo.
Deu palestras e divulgou seu trabalho. Em 1936 disse aos seus colaboradores “minha tarefa está cumprida minha missão neste mundo está terminada.” Em novembro desse mesmo ano partiu deste mundo deixando-nos um conhecimento simples, profundo e maravilhoso. Com muita dedicação de seus colaboradores o trabalho do Dr. Bach espalhou-se pelo mundo, mantendo seus princípios até os nossos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário